segunda-feira, 20 de junho de 2016

Solstício marca início oficial do inverno e traz a noite mais longa do ano

No solstício de inverno, o Hemisfério Sul registra a noite mais longa do ano
O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam. As informações são da Agência Brasil.
A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

Previsão
Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste