quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mina Brejui - MUSEU MINERAL MARIO MOACYR PORTO

A Mina Brejuí está localizada no município de Currais Novos, em região de clima Semi-Árido, com dias quentes e noites agradáveis. Considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul, a Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério em nosso município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
A mineração em Currais Novos teve o seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minérios às indústrias do aço. Durante esse período, o progresso da sociedade se fez notar através da construção do Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso.
A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.
Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 300 empregos gerados até o momento.

Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior. Mais de 20 mil turistas nos últimos anos.

Historia:

Mina Brejui representa uma amostra das riquezas minerais da região do Serido. Construído pela Mineração Tomaz Salustino, através do esforço e dedicação da Sra. Nia Dutra, assessora de marketing e turismo, que com a criatividade do Sr. Jerônimo Alves e o apoio da atual diretoria, dos seus funcionários e técnicos, souberam construir uma belíssima obra cientifica e cultural, elogiada por todos que tiveram a felicidade de apreciar tão rico acervo mineral. 
Esse Museu veio enriquecer os atrativos turísticos da Mina Brejui que já foi visitada por milhares de turistas. Inaugurado em 06 de setembro de 2006 com a presença do Dr. Thiago Gadelha Simas, secretario da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, representando a governadora, Sra. Vilma de Faria, do prefeito de Currais Novos, Sr. Jose Lins, dos diretores da Mineração Tomaz Salustino, Dr. Carlos Dutra, Dr. Tomaz Salustino Soares, Dr. Rogério Drummond e de numerosos membros da família Salustino. Estavam presentes convidados das classes política, econômica, social e empresarial de Currais Novos, além de diretores das minas do Seridó. O descerramento da placa comemorativa ao evento foi realizado pela filha de Tomaz Salustino, Sra. Wenceslina Dutra e os senhores Marcelo Porto, Carlos Porto e a senhora Ana Maria Porto, filhos e nora do homenageado, Desembargador Mario Moacyr Porto. Representantes do CEFET, SEBRAE, UFRN, SEDEC, DNPM, CPRM e de vários órgãos públicos se fizeram presentes a inauguração do Museu.

O MUSEU MINERAL e o MEMORIAL TOMAZ SALUSTINO poderão ser visitados diariamente.Para grupos de mais de 10 pessoas solicita-se o agendamento prévio, através dos fones (84)3412-3141 e 3431-1823

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste