sábado, 18 de junho de 2016

Idema emite licença para a construção de adutora para Caicó

Adutora passará também na margem da rodovia estadual RN 118 entre Jucurutu e Caicó
Atendendo ao pedido de Autorização Emergencial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu licença ambiental autorizando à construção do sistema adutor Jucurutu, que terá vazão de 105,00 litros por segundo nos municípios de Jucurutu e Caicó/RN. O documento foi liberado após estudos apresentados e vistoria realizada na área pretendida para implantação do empreendimento.

A construção da adutora é vista como solução para evitar o colapso do Sistema de Abastecimento de Água dos municípios Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas, atualmente abastecidos pelo sistema adutor Manoel Torres e que encontra-se em situação crítica devido à estiagem prolongada.

O projeto consiste na construção de uma adutora emergencial, com extensão aproximada de 70 km. A adutora captará água na EB-02 de Serra de Santana, e será conduzida para Caicó. Todo o caminhamento se dará às margens da rodovia RN – 118, que liga Jucurutu a Caicó.

Ao todo o Sistema Adutor Serra de Santana possui sete Estações Elevatórias (EB’s), sendo três implantadas na 1ª etapa (EB-01, EB-02 e EB-03), e as outras quatro (EB-04, EB-05, EB-06 e EB-07) implantadas na segunda etapa.

Para concepção do projeto, foi adotado como parâmetro de cálculo de vazão a população de Caicó-RN. A população da cidade foi projetada para o ano de 2015, em 86.461 habitantes. Para o cálculo da vazão de projetos foram considerados os seguintes dados: 87.655 habitantes, vazão per capita de 90 litros por habitando ao dia, coeficiente de maior consumo 1,2 e tempo de operação do sistema 21 horas por dia.

Para implantação da adutora a Companhia de Águas e Esgotos do RN solicitou junto ao IDEMA uma Autorização Especial – AE. Esta modalidade de licenciamento, só pode ser concedida para atividades de caráter emergencial. Caso a CAERN ainda necessite continuar a complementar o fornecimento de água para o município de Caicó, será dada continuidade ao licenciamento.


Enquanto isso na cidade de Currais Novos a população vem se questionando sobre a adutora Currais Novos/Acarí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste