sábado, 16 de abril de 2016

Caern orienta população para uso racional da água:

Após quatro anos consecutivos de seca, o registro de chuvas nos últimos dias, vem renovando a esperança do povo potiguar que acredita ser este um ano de inverno.

Essa expectativa, com base nos índices pluviométricos, precisa de cautela.

Ao utilizar a pouca água acumulada nos mananciais, a população não pode se descuidar da economia, porque é necessária ainda muita chuva para recuperar os níveis dos açudes, barragens e lagoas nas diversas regiões do Estado.

Em razão disso, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reforça a necessidade de manter atitudes de uso racional da água nas tarefas diárias de todas as famílias. As chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios.

Assim, todos têm um papel fundamental no uso consciente da água disponível. Dos 153 sistemas atendidos, 91 ainda estão em colapso ou rodízio. Com a água acumulada em alguns reservatórios é possível que nos próximos dias melhorias sejam percebidas em algumas cidades.

As regiões Seridó e Alto Oeste são as mais afetadas com a escassez de água. Mas economizar o produto independe da região que o consumidor vive. Confira a seguir dicas de como economizar:

Fique de olho nas Dicas de Economia!

1) Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

2) Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

3) Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim.

4) As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.

5) Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

6) Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

7) Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

8) Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo 
consumo fora do normal.

9) Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.


10) Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste