sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Currais Novos apresenta maior IOEB entre as 10 maiores cidades do RN

O Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann, apresentaram na última quarta-feira (07) o “Índice de Oportunidades da Educação Brasileira” – IOEB, que identificou quanto cada cidade e estado do país contribuíram para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem, e entre as 10 maiores cidades do Rio Grande do Norte, Currais Novos apresentou o maior índice, com nota 4,2, sendo maior que o índice estadual (3,9) e um pouco abaixo do nacional (4,5). Para o prefeito Vilton Cunha esse índice mostra o quanto a educação no município avançou nos últimos. “Nós investimos muito na educação nestes 3 anos, como o reajuste do salário dos nossos professores, reformas de escolas e creches, compramos mais carteiras, entregamos material didático de qualidade, e incentivamos diversos projetos educativos e culturais que estimulam os nossos alunos a busca de mais conhecimento”, disse Vilton, afirmando que é preciso “avançar ainda mais”.
As notas estão disponibilizadas no site http://www.ioeb.org.br/ e o estudo é assinado pelos mesmos autores do IDEB – Reynaldo Fernandes (ex-presidente do INEP) e Fabiana de Felicio (ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP). O IOEB calculou o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada), sendo, portanto, uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados. Os melhores índices do RN foram das cidades de Santana do Seridó, Acari e São João do Sabugi.
OUTRAS INFORMAÇÕES
• O IOEB de Currais Novos superou o de 13 capitais: Fortaleza, Manaus, Recife, Porto Alegre, João Pessoa, São Luís, Porto Velho, Aracaju, Natal, Maceió, Macapá, Salvador e Belém.
• Com IOEB 4,2, Currais Novos apresentou maior nota entre os dez maiores municípios do RN: Natal (3,7), Mossoró (4,1), Parnamirim (4,0), São Gonçalo do Amarante (3,4), Macaíba (3,5), Ceará-Mirim (3,3), Caicó (4,1), Açu (3,4) e São José de Mipibu (3,4).
• Das 20 melhores cidades do RN no IOEB, 12 são da região Seridó: Santana do Seridó (5,1), Acari (4,6), São João do Sabugi (4,6), São José do Seridó (4,5), Serra Negra (4,5), Cruzeta (4,4), Tenente Laurentino (4,4), Parelhas (4,3), Jardim do Seridó (4,2), Carnaúba dos Dantas (4,2), Currais Novos (4,2) e Timbaúba dos Batistas (4,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste