segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Incêndio florestal atinge Mina Brejuí em Currais Novos; Chamas foram debeladas



Neste domingo, 1 de outubro, um incêndio florestal atingiu a Mina Brejuí em Currais Novos. De acordo com informações, muito fogo se propagou pelo local, porém, equipes do Corpo de Bombeiros de Caicó e do Grupamento Mandacaru de Bombeiros Civis, além do Pax Vida juntamente com outros brigadistas, socorristas e rádio amadores, conseguiram controlar a situação e evitar a aproximação das chamas até as residências da comunidade.

A aproximação do período mais quente do ano caracterizado pelas temperaturas elevadas e reduzida umidade nos combustíveis vegetais conduz a uma elevação no número de ocorrência de incêndios florestais em todo o Rio Grande do Norte. Fica o alerta para que transeuntes evitem arremessar objetos que propiciem incêndios ou o princípio deles. Sabe-se que existem materiais que alastram o fogo na natureza, principalmente em época de seca, o que propicia o incêndio. 

Cerca de 80% das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em nosso estado são de incêndios que foram provocados pela ação humana. Geralmente surge a partir de pontas de cigarro lançadas em terrenos com vegetação seca, da limpeza de lixo com o uso do fogo, brincadeira de criança, entre outros fatores. Um incêndio florestal, além de agredir ao meio ambiente, pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos. 
Para evitar que isso aconteça, grande parte desta responsabilidade está na consciência da população. 

Dicas para evitar incêndios florestais: 

- Não queime lixo nas proximidades de vegetação seca; 
- Não jogue tocos de cigarro às margens de rodovias, pois podem estar acesos; 
- Não faça queimadas para limpar terrenos; 
- Mantenham o terreno baldio sempre limpo e com a vegetação baixa; 
- Ao perceber um foco de incêndio se alastrando, ligue imediatamente 193.

Fonte: Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste teste